Ansiedade – Como controlar?

Atualmente ansiedade atinge grande partes das pessoas e as dúvidas são cada vez mais frequentes. O que ela tem a ver com nossa postura? Quais são as consequências da ansiedade no nosso corpo? Como podemos combater ou fazer com que essas consequências diminuam?

A principal mudança que observamos no corpo quando estamos sofrendo com a ansiedade é a alteração do ritmo respiratório. Ele fica mais rápido, causando medo, coração acelerado, dando a impressão de que vamos passar mal. Por isso, o controle da respiração é fundamental, pois acalma o ritmo cardíaco e faz com que as sensação sejam controladas. Quando o nível da ansiedade é muito alto, perde-se o equilíbrio, ocasionando o ataque de pânico. Isso acontece porque o corpo precisa de um ritmo para enfrentar as situação diárias, mas é necessário encontrar o ponto certo.

Algumas dicas da ginástica holística que podem te ajudar a controlar a ansiedade:

1ª  dica: divida sua respiração

De acordo com a ginástica holística, nossa respiração deve ser dividida em três tempos: Inspirar, expirar e pausar. Quando você esta deitado e sente a respiração, consegue perceber se ela está muito veloz ou controlada. Respirando pausadamente você encontra o equilíbrio.

2ª dica: mantenha o controle da respiração

Este exercício pode ser feito como prevenção ou em uma situação de ansiedade. Pegue um copo d’água, um canudo e faça bolhas de ar. Quanto mais lento você fizer e demorar para expirar, mais calmo o ritmo cardíaco ficará.

3ª dica: observe a respiração

Colocando sua mão sobre o tórax e a barriga você pode notar se o ar que você inspira está atingindo todo o nível do pulmão, até a base. Repare se você consegue soltar o ar lentamente, fazendo com que os pulmões fiquem completamente vazios.  Faça isso várias vezes para conseguir controlar o ritmo respiratório.

Durante o trabalho respiratório, observe seu corpo e volte sua atenção para a musculatura. É importante observar se todos os seus músculos estão relaxados, principalmente a região da mandíbula.

5º dica: cognitiva

Distraia sua mente com coisas inusitadas. Conte de trás para frente, pense em coisas que você não está habituada a fazer e relembre números. Distraia sua mente com coisas que tire o foco da ansiedade, coisas que te fazem pensar mais leve e entender que o momento irá passar. Procure fazer isso regularmente, principalmente quando sentir que seu coração está batendo mais forte ou suas mãos estão suando.

Veja mais: